COCORICÓ da TV Cultura estréia no cinema do Brasil

cocoricoCocoricó, da TV Cultura, estreia no cinema no dia 18 de julho. É a primeira vez, em 13 anos de história, que as aventuras de Júlio e sua turma poderão ser acompanhadas fora da TV. Cine Cocoricó: As Aventuras na Cidade – cinco episódios inéditos da nova temporada – entra em cartaz nas salas do circuito Rain em São Paulo, Campinas, Taubaté, Jundiaí, Santos, São Vicente, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

O projeto é uma parceria da TV Cultura com a Movie Mobz, distribuidora de filmes digitais, com sede no Rio de Janeiro. Cícero Feltrin, diretor de captação e marketing da TV Cultura, diz que a ida de Cocoricó para o cinema é uma demanda do mercado: “A evolução tecnológica, com a gravação da série em HDTV, permitiu essa ida para a tela grande”.

Cocoricó poderá ser visto em pelo menos 21 salas. Fábio Lima, diretor da Movie Mobz, diz que a empresa abraçou o projeto pela qualidade da série para o público infantil, uma vez que não é comum investir em produções para crianças da faixa entre 3 e 10 anos.

A trajetória do Cocoricó depois da estreia do cinema é longa. Será oferecido em pay per view, em julho e agosto. No começo de setembro sai em DVD e, no mês de outubro, estreia na TV Rá Tim Bum. Na TV aberta, só em 2010 as aventuras urbanas de Júlio e seus amigos entram na programação da TV Cultura.

Aventuras urbanas

Na nova temporada, Júlio vai passar as férias na cidade grande junto com o cavalo Alípio e as galinhas Zazá e Lilica. “Imagine um cavalo andando de escada rolante”, diz Fernando Gomes, diretor do Cocoricó. Na cidade grande, a galera conhece pessoas de tribos diferentes, como punks e emos. A nova temporada conta com novos personagens: Noel (pai de João, primo de Júlio), Dora (mãe de João), Rodolfo (irmão bebezinho de João), Dorivaldo (porteiro do prédio onde mora João), Vitória (uma menina pela qual João se apaixona), o cachorro Esfarrapado e o rato Roto.

Sucesso absoluto

O Cocoricó é um dos programas infantis mais premiados da TV brasileira. Foi vencedor do 4º Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens do Prêmio Unesco, de 1997. No Brasil, ganhou o Prêmio APCA, também em 97, como melhor programa infantil de TV.

Em 2004, foi a vez de o programa levar o 7º Festival de Cinema Infantil da Cidade de Guayana, na Venezuela, nas categorias de melhor série de televisão e melhor música. Em 2006, o Cocoricó foi vencedor do 1º Festival Prix Jeunesse Ibero-americano.

O programa já vendeu 800 mil DVDs e, em agosto, será lançada a nova temporada. O Cocoricó também já foi editado em livros – 1 milhão de exemplares – pelas Editoras Globo e Melhoramentos. Mais de 500 mil produtos com personagens do programa foram vendidos.

Ficha Técnica

Direção: Fernando Gomes

Roteiro: Fernando Salem, Andréa Midori Simão, Enéas Carlos Pereira e

Regina Soler

Direção musical: Fernando Salem

Elenco: Fernando Gomes, Carlota Joaquina, Eduardo Alves, Magda Crudelli,

Neusa de Souza, Hugo Picchi, Álvaro Petersen, Enrique Serrano,

Rubinho Louzada, Falcon Mantovani

Realização: Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre