Climatempo: julho quente em Belo Horizonte

Segundo a Climatempo, ar seco impede a formação de nuvens de chuva na capital mineira. Belo Horizonte está tendo um julho seco, como é comum, porém quente demais. Nem a forte onda de frio que gelou o Sul do Brasil no último fim de semana conseguiu chegar à capital mineira. Na sexta-feira passada, 24 de julho, os termômetros chegaram aos 29ºC em Belo Horizonte. 

De acordo com os registros do Instituto Nacional de Meteorologia, foi a maior temperatura na cidade desde o dia 6 de abril, quando a máxima chegou aos 29,3ºC. Se depender dos ventos, a capital mineira vai terminar julho de 2009 quente demais. Não há expectativa de entrada de ventos polares fortes na cidade até o fim do mês.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até o último domingo, a média das temperaturas mínimas registradas ao amanhecer em Belo Horizonte estava em torno de 16ºC, 3ºC acima do normal. As tardes da capital de Minas Gerais também andam mais quentes. Até o dia 26 de julho, a média das máximas estava 1,4ºC acima do normal.

Como é comum nesta época, quase não chove em Belo Horizonte. O total acumulado desde o início do mês até o dia 27 de julho está em 0,2 milímetros. A média é de aproximadamente 16 milímetros.

Amanhã, a capital mineira terá mais um dia de sol sem chuva. A forte massa de ar seco que predomina sobre quase todo o Estado impede que a formação de nuvens de chuva e dificulta a entrada de frentes frias. Nesta quarta-feira, apenas o sul de Minas terá pancadas de chuva.