Quem quer consumir alimentos mais frescos e com mais qualidade, pode experimentar produzir sua própria horta. A plantação pode trazer diferentes benefícios e é você quem cuida de cada detalhe, desde a escolha das sementes até os produtos que serão usados no plantio.

Além disso, também é uma importante terapia para quem sofre de estresse ou depressão causados pela vida corrida na cidade. Até mesmo quem possui problemas de hipertensão ou diabetes, a produção de ervas aromáticas pode auxiliar na substituição de sal e açúcar nas produções culinárias, levando a uma vida mais saudável.

Para o Biólogo e Técnico Agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Moreira, o lugar para produzir esses alimentos de forma adequada deve conter muita luminosidade.

“Observe se o local escolhido recebe luz suficiente exigido pela maioria das plantas (no mínimo sete horas por dia), se não tem encharcamento do solo nos dias de muita chuva, se não ocorre muitas plantas daninhas no local escolhido, plantar as espécies de acordo com a sua época adequada de plantio. E não esqueça de fazer adubação, correção do solo com calcário e alguns cuidados básicos diários”, explica Moreira.

Para o analista Caio Munhoz, montar uma horta no seu apartamento foi fácil e melhorou sua alimentação. “Comecei apenas para fazer algo diferente, mas depois de um tempo aproveitei para utilizar os ingredientes da horta na preparação da minhas refeições. O sabor muda e dá vontade de cozinhar sempre”, revala.

Confira mais dicas da Secretaria:

Como posso saber se a terra onde vou plantar é produtiva?

No site do IAC há informações sobre como mandar uma análise do solo. Coletada uma porção do solo, com as técnicas corretas para essa coleta, tais são enviadas para um laboratório onde serão feitos testes de fertilidade desse solo. O custo é baixo, algo em torno de R$ 30 a R$ 50 por análise.

Posso usar algum tipo de adubo?

Sim, de acordo com as recomendações que serão baseadas na análise do solo.

Onde posso conseguir sementes ou mudas de qualidade para plantar?

Na página de serviços da Cati você confere informações, diretamente do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM)/CATI, sobre onde comprar, os preços de cada uma e como fazer o recebimento pelo correio.

Quais materiais eu preciso para montar uma horta vertical e sem gastar muito?

Você vai precisar de:

– Tesoura

– Garrafa pet ou balde velho

– Argila expandida (em pedra) ou areia

– Substrato de cultivo (terra)

– Muda ou semente à sua escolha

E para uma horta em terreno?

Considerando que o espaço já esteja cercado, com acesso a água, algum lugar para guardar as ferramentas e os insumos, seria preciso algumas coisas básicas como carrinho de mão, enxada, enxadão, pá, regador, rastelo, cavadeira, bandejas de isopor ou plástico para semeadura mangueira de jardim e alguns baldes plásticos.

Onde se pode conseguir terra para fazer o plantio?

Para as semeaduras pode-se comprar o substrato próprio para isso nas agropecuárias ou floriculturas. Pede-se substrato para sementes de hortaliças.

Do Portal do Governo SP
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/

Publicidade