Estudantes conquistam certificação do ensino médio pelo Enem

Enem 2010 – Cerca de 110 mil pessoas com mais de 18 anos estão aptas a obter a certificação do ensino médio. A relação dos candidatos com avaliação suficiente para conseguir a aprovação está disponível na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para serem aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 os candidatos deveriam obter 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas e 500 pontos na redação.

A consulta pode ser feita por estado e município. O sistema facilita o processo de matrículas dos participantes que venham a ser aprovados em processos seletivos diversos. Isso porque o cronograma de matrículas e o recebimento formal do diploma podem apresentar datas diferentes.

Desde 2009, a certificação para o ensino médio ocorre por meio da prova do Enem. A emissão do certificado, porém, é de competência das secretarias estaduais de educação. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem.

Segundo o Acordo de Cooperação Técnica, firmado com as instituições certificadoras, os candidatos também podem solicitar declaração de proficiência (ou competência) nas áreas do conhecimento que obtiveram a nota mínima para certificação. Assim, eles podem utilizar essas notas em cursos supletivos, por exemplo.

Para garantir a validade nacional do certificado a instituição deverá providenciar por meio de uma portaria (ou outra norma) a publicação no Diário Oficial da União ou no Diário Oficial do estado – onde fica a sede da mesma – de uma relação com os nomes e os dados pessoais dos candidatos aprovados no ensino médio.

Saiba mais sobre a certificação pelo Enem na página eletrônica do exame.
Veja a relação dos candidatos aprovados no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br