Enem 2010 – inscrição e acompanhamento

As inscrições para o Enem 2010 vão das 10h do dia 21 de junho até às 23h59 de 16 de julho, observado o horário oficial de Brasília-DF. A inscrição será efetuada exclusivamente via internet no portal inep, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. No momento da inscrição o participante Enem 2010 receberá um número de inscrição e deverá cadastrar a senha de acesso ao sistema. O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do inscrito e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, de bolsa de estudos, de financiamento estudantil, entre outros programas governamentais.

As provas Enem 2010 serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010. Para se inscrever o interessado deverá preencher o formulário disponível no endereço eletrônico em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

A participação no Enem é voluntária, destinada aos concluintes, egressos do ensino médio em anos anteriores e àqueles que não tenham concluído o ensino médio e pretendam se certificar. Está previsto o atendimento diferenciado para pessoas com deficiência e casos como pessoas que guardam o sábado, mulheres amamentando etc. Inscritos nessas condições deverão adotar os seguintes procedimentos:
- informar, no ato da inscrição, a deficiência reconhecida em laudo médico ou o elemento que motiva o atendimento diferenciado;
- indicar, em campo específico do formulário eletrônico de inscrição, de acordo com as opções apresentadas, o atendimento diferenciado solicitado e o auxílio necessário;
- dispor dos documentos comprobatórios da situação da deficiência ou da situação declarada para atendimento diferenciado;
- estar ciente de que as informações prestadas devem ser exatas e fidedignas, caso contrário poderá responder por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do Enem 2010.

A entidade contratada pelo Inep para realizar o exame Enem 2010 entrará em contato com o participante para verificar a viabilidade de atendimento da solicitação até o dia 9 de agosto de 2010.

Após essa data o inscrito Enem 2010 deverá verificar na página de acompanhamento da inscrição, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, se sua solicitação será atendida. O Inep se reserva o direito de exigir do participante, a qualquer tempo, documento(s) comprobatório(s) da deficiência ou da necessidade de atendimento diferenciado informados no ato da inscrição. Não será aceita solicitação de atendimento à pessoa com deficiência ou de atendimento diferenciado via postal, via fax ou via correio eletrônico.

Enem 2010