Previsão do tempo em Julho para todo o Brasil

Frio, calor ou chuva. Saiba qual o destino certo para viajar. Julho é o mês das ferias escolares e muitas famílias já programaram suas viagens. De acordo com a meteorologista da Climatempo, Patrícia Madeira, durante o inverno, há várias opções de destino e para cada um deles um clima específico. Saiba para onde viajar em pleno inverno e o que é típico desta época do ano nas diferentes regiões do Brasil.

Previsão do tempo Região Sul Brasil

No Sul do Brasil é comum a chegada de várias frentes frias, algumas com ciclones extratropicais associados. Isso quer dizer que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o oeste, o sul e o leste do Paraná têm chuva regular, mas não se pode dizer que é época de tempo chuvoso. Alguns dias são nublados, mas não passam de dois, no máximo três, seguidos. O que marca realmente o mês na região Sul é o frio. Cada frente fria vem acompanhada por uma massa de ar polar. A próxima nem demora muito tempo, chega à Região no dia 9 de julho. As massas polares são sempre responsáveis por queda de temperatura e, nas áreas propícias, ocorre geada ao amanhecer. “Houve queda de neve este ano, e a possibilidade de nova ocorrência ainda este mês não está descartada, mas só nas cidades mais altas da Serra Geral, como por exemplo, São Joaquim e São José dos Ausentes” explica Patrícia Madeira.

Previsão do tempo Região Sudeste Brasil

A Região Sudeste tem vários climas típicos nesta época do ano. Não é possível, por exemplo, comparar o clima do sul de São Paulo com o clima do norte de Minas Gerais. Quem vai para São Paulo nesta época do ano pode encontrar duas situações: tempo fechado e úmido, com a passagem das frentes frias, ou tempo ensolarado e seco, que é o que predomina na maior parte do mês. As frentes frias são rápidas e por isso o normal é a ocorrência de pouca chuva no Estado. O ar seco e frio que entra com a chegada de massas polares se torna um problema na grande São Paulo, pois ajuda a concentrar a poluição. Na Serra da Mantiqueira, este ar polar é responsável pela formação de geada. Campos do Jordão se torna um ponto turístico muito visitado devido a sua paisagem. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo é um pouco diferente de São Paulo. As temperaturas são amenas em julho, e o frio se concentra nas regiões serranas. Normalmente os dias são muito bonitos, com céu azul, condição que só muda com a passagem de frentes frias. Na maior parte de Minas Gerais, o clima em julho é seco, com temperatura amena durante as madrugadas, e até calor durante as tardes. No Sul de Minas e na Zona da Mata, o tempo é mais úmido e mais frio. Nesta época, alguns ciclones extratropicais se formam no oceano e, por isso, o mar fica muitas vezes agitado em toda a costa do Sudeste.

Previsão do tempo Região Centro-Oeste Brasil

O mês de julho é caracterizado por dias de sol e tempo seco na Região Centro-Oeste. É nesta época que aumenta o número de focos de incêndio. Principalmente em Goiás e no Distrito Federal, os índices de umidade relativa do ar ficam muito baixos ao longo do mês e, quando baixam de 20%, é determinado estado de alerta. A meteorologista Patrícia Madeira lembra que não é impossível que frentes frias consigam avançar sobre a Região, mas elas provocam pouca chuva. Em Mato Grosso do Sul o mês de julho é frio. A entrada de massas polares derruba frequentemente a temperatura no sul do Estado. Nos outros Estados ocorrem poucos dias frios e vários dias quentes.

Previsão do tempo Região Nordeste Brasil

A região Nordeste é um destino bem procurado nas férias de julho. Tudo por causa do sol e das belas praias espalhadas pelo imenso litoral nordestino. Em julho é comum que nuvens carregadas cheguem à costa leste, mas elas não deixam o tempo fechado por muito tempo. A meteorologista da Climatempo, Patrícia Madeira explica que estas áreas de instabilidade que chegam à costa leste do Nordeste são conhecidas como Onda de Leste, um sistema meteorológico típico desta época do ano, que provoca chuva e logo se dissipa. Além do litoral, esta instabilidade provoca chuva também em cidades da zona da mata e do agreste de Pernambuco e da Paraíba, como acontece com freqüência em Campina Grande (interior da Paraíba), e em Caruaru (Pernambuco). Nas outras áreas do Nordeste, no entanto, o predomínio é de ar quente e seco ao longo de julho, o que garante bastante sol.

Previsão do tempo Região Norte Brasil

Na região Norte é comum chover bastante neste mês de julho em Roraima e no noroeste do Amazonas. Mas vale lembrar que estas regiões estão acima do Equador, portanto estão no Hemisfério Norte. Por lá é verão e não inverno. Já no Tocantins, no sul do Pará e em Rondônia o mês é marcado por pouca chuva e muito sol, com temperaturas elevadas durante as tardes. “Ainda neste mês de julho poderemos ter uma massa polar forte chegando ao Norte do Brasil. Este sistema pode provocar o fenômeno da friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas”, explica Patrícia.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, entre outros setores.

O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno, um dos precursores da profissão no País, com mais de 23 anos de carreira, que ajudou a mudar a cultura que o brasileiro tinha sobre a meteorologia. O Grupo Climatempo conta ainda com Ana Lúcia Frony vice-presidente, Renato Urbinder, sócio-diretor (Diretor de Negócios e Projetos Especiais), e os diretores executivos Gilca Palma (Climatempo Meteorologia), André Madeira (Agência Climatempo) e o jornalista Paulo Polli (TV Climatempo) no Conselho Consultivo.