Clima tempo divulga previsão para o fim de semana em todo o Brasil

No fim de semana frio diminui no sul e o sol reaparece em São Paulo. Clima tempo divulga previsão para o fim de semana em todo o Brasil. O fim de semana será de chuva em Curitiba e no litoral do Paraná. O frio diminui no Rio Grande do Sul e em São Paulo e o sol reaparece no sábado. Apesar disso, a meteorologia da Clima tempo prevê pancadas de chuva e ressaca no litoral do Sul e do Sudeste. Na região central do País, o ar seco predomina e inibe a formação de nuvens de chuva.
Confira como fica a previsão durante o fim de semana na sua região:

Região Sul

Nesta sexta-feira, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul e o frio diminui de intensidade. A massa de ar polar que atua sobre a Região Sul do Brasil favorece a ocorrência de geada ao amanhecer em Bagé e nas áreas de fronteira. Áreas de instabilidade que se formam no interior do continente provocam o aumento de nuvens no norte gaúcho e do Paraná. Nestas áreas, estão previstas pancadas de chuva à tarde. No Vale do Itajaí, Curitiba, região de Ivaí e no litoral do Paraná a sexta-feira será chuvosa. O mar fica agitado nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No sábado, áreas de instabilidade que se formam no interior do continente espalham muita nebulosidade sobre a maior parte da Região Sul e provocam pancadas de chuva. Faz um pouco de frio, devido à presença da massa de ar polar. O tempo fica firme sem chuva somente em São Luiz Gonzaga, Uruguaiana, Santa Maria e Bagé.

No domingo, o ar frio polar se espalha sobre o oeste da Região Sul e não chove. Um sistema de baixa pressão se forma próximo ao litoral da Região e o domingo amanhece chuvoso no leste gaúcho. No centro-leste catarinense, inclusive em Florianópolis, a chuva ocorre de manhã. No norte, centro e leste do Paraná chove a qualquer hora durante todo o dia.

Região Sudeste

Nesta sexta-feira-feira o tempo não muda muito em São Paulo. Ainda há previsão de chuva, inclusive no litoral. O Rio de Janeiro amanhece com tempo fechado e ao longo do dia a chuva diminui. O mar fica com ressaca e a altura das ondas chega a 2,5m no litoral de São Paulo e até 3m nas praias do Rio de Janeiro. Nas demais áreas da Região Sudeste, o ar seco predomina e deixa o tempo firme.

A meteorologia da Climatempo chama atenção para a capital mineira. Desde o último domingo, dia 26, a cidade de Belo Horizonte convive com o calor e o tempo seco. Ontem, a umidade relativa do ar atingiu 14%, nível considerado de alerta pela OMS – Organização Mundial de Saúde – que recomenda a ingestão de muito liquido. É necessário também, de acordo com a OMS, evitar fazer exercícios físicos entre 10 e 16 horas. De acordo com a Climatempo, Belo Horizonte terá um fim de semana de sol, calor e tempo seco.

No sábado, um sistema de baixa pressão se forma no mar próximo ao litoral da Região Sudeste. Associado a este sistema, áreas de instabilidade provocam o aumento de nuvens em toda faixa litorânea. A altura das ondas diminui, mas o mar ainda fica bem agitado, com ondas por volta de 2m no litoral de São Paulo e em torno de 2,5m nas praias do Rio. Depois de uma semana com chuva, trovoadas e até granizo, o sol reaparece na capital paulista. As demais áreas da Região têm um dia ensolarado sem chuva.

No domingo, o sol aparece no meio de nuvens de manhã no litoral e na Grande São Paulo. À tarde, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva. O mar baixa de forma mais significativa, com ondas por volta de 1,5m. As demais áreas da Região seguem com o tempo firme, devido à presença do ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva.

Região Centro-Oeste

Instabilidades que se formam no interior do continente favorecem o aumento de nuvens e pancadas de chuva no sul do Mato Grosso do Sul durante o fim de semana. As demais áreas da Região, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal, seguem sob a influência da massa de ar seco que deixa o tempo quente e seco.

Esta massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva e dificulta a entrada de frentes frias. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, até o início da próxima semana o Centro-Oeste vai continuar com sua rotina de seca e sem previsão de chuva. Atenção par aos níveis de umidade do ar que ficam entre 15 e 20%, principalmente em Goiás e no Distrito Federal.

Região Nordeste

O fim de semana será de sol em toda a Região Nordeste. Instabilidades que vem do mar provocam pancadas de chuva no litoral entre Ilhéus e Natal. No domingo, o litoral cearense também recebe pancadas de chuva.

Região Norte

O calor e alta umidade do ar provocam pancadas de chuva no centro-norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, durante o fim de semana. Nas demais áreas, o ar seco predomina. O alerta da Climatempo é para o Tocantins que pode registrar umidade baixa por volta de 20% nos próximos dias.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.