Biossegurança: importância do controle de infecções para a área odontológica

No dia-a-dia, os cirurgiões-dentistas estão expostos aos mais diferentes tipos de riscos: biológicos, químicos, radiações ionizantes, ergonômicos, de acidentes…

Todos os profissionais de Saúde sabem da importância dos cuidados na manutenção e na diminuição dos riscos em seu ambiente de trabalho. “O termo biossegurança é muito abrangente, engloba legislação, normas vigentes, cuidados com o paciente, anamnese, conhecimentos das doenças e manifestações bucais, EPIs, assim como tudo que se refere à limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho. Diante de tamanha amplidão de procedimentos, precisamos oferecer ao dentista informações corretas, precisas e atualizadas. Levando em consideração todos estes temas, organizamos o conteúdo programático do Curso Biossegurança em Odontologia do CETAO”, diz a Profª Angela Maria Aly Cecilio, Mestre em Infectologia, uma das coordenadoras doCurso.

Segundo Cecilio, no dia-a-dia, os cirurgiões-dentistas estão expostos aos mais diferentes tipos de riscos: biológicos, químicos, radiações ionizantes, ergonômicos, de acidentes… “Portanto é dever do dentista reconhecer essas fontes de risco e tomar decisões técnicas e administrativas para que os riscos para si mesmo, para os pacientes, para os funcionários e para o meio ambiente sejam minimizados”, destaca.

Yara Yatiyo Yassuda, que compartilha a coordenação  do Curso com Cecilio destaca, ainda, que o controle e o monitoramento dos processos de esterilização são fundamentais para evitar as infecções exógenas provenientes dos artigos odonto-hospitalares. “Uma falha nesses processos e a não observância de outras medidas de precaução são as principais causas da disseminação de doenças, de iatrogenias de origem infecciosa, de acidentes ocupacionais e de perda de instrumentais”, diz Yassuda.

“O Curso é um bom momento para que os dentistas atualizem e revisem seus conhecimentos, atitudes e práticas que envolvem aspectos técnicos-científicos, éticos-profissionais e de cidadania. Com as discussões em sala de aula, os dentistas têm a oportunidade de  aprender a lidar com estas questões de maneira integrada. Pregamos a vigilância constante na adoção das medidas de precaução-padrão e a implementação de programas de educação continuada – palestras, treinamento constante da equipe – pilares para a redução dos riscos presentes no exercício da profissão do dentista”, afirma a Profª Yara Yatiyo Yassuda.

Informações sobre o Curso

·         O Curso Biossegurança em Odontologia será ministrado no dia 12 de setembro de 2009. Para mais  informações é preciso entrar em contato pelos telefones (11) 5051 2370/ 5051 6209, ou pelo e-mail: cetao@cetao.com.br. O conteúdo programático completo está disponível no site do CETAO.

Clínicas do CETAO

As clínicas odontológicas do CETAO estão disponibilizando vagas para novos pacientes. O agendamento do atendimento pode ser feito de segunda à sexta-feira, pelos telefones (11) 50512370/50516209, entre 08:00 e 18:00 horas. As clínicas do CETAO são voltadas para a formação e aprimoramento técnico dos alunos dos cursos de pós-graduação e extensão em Odontologia. Têm fundamental importância no binômio ensino-aprendizagem nos módulos de disciplinas clínicas. O atendimento comunitário conta com uma estrutura de 45 consultórios, 2 laboratórios multidisciplinares, 3 salas de RX, 2 salas de espera para cerca de 70 pacientes. Os atendimentos mensais chegam a 4.000 pacientes e contam com a supervisão de um corpo docente de cerca de 128 professores.

SERVIÇO:

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 11 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

CETAO- Centro de Estudos Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia.

Avenida Indianópolis, 153, Moema. São Paulo.

Tel: (11) 5051 2370/ 5051 6209.

E-mail: cetao@cetao.com.br